Didimo(Gêmeo)

Escrituras espirituais, são ditadas segundo interferências espirituais; Verdades completas em Deus, encontram-se entrelaçadas com verdades dogmáticas e incompletas. Não podem ser totalmente descartadas como errôneas e falsas, assim como não devem ser idolatradas ao extremo. É no equilíbrio, que o Espírito Santo de Deus nos conduz à Verdade!

É no equilíbrio que eu procuro “garimpar” os verdadeiros tesouros escondidos do Reino de Deus, capazes de me edificar no que realmente interessa, a caminhada rumo a Justiça, ao Amor, e a eternidade.

Abaixo, segue uma seleção de textos extraídos do evangelho segundo Tomé o dídimo, considerados apócrifos pelos homens, porém capazes de me fazer refletir sobre minha condição humana e errante, e sobre a minha conduta diante de Deus e dos homens.

Como disse o próprio João:

“Jesus realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais miraculosos que não estão registrados neste livro… …fez também muitas outras coisas. Se cada uma delas fosse escrita, penso que nem mesmo no mundo inteiro haveria espaço suficiente para os livros que seriam escritos.” (Jo 20:30 e 21:25)

 

Evangelho segundo Tomé o Dídimo

1 – Ele disse: “Aquele que encontrar o significado destas palavras não provará a morte” (morte espiritual, afastamento de Deus, pecado!)

2 – Jesus disse: “Aquele que busca, não pare de buscar até que encontre, e quando encontrar, perturbar-se-á, depois maravilhar-se-á e reinará sobre o Todo”.

3 – Jesus disse: “Se aqueles que vos guiam vos disserem: ‘Vê, o Reino está no céu’, então os pássaros vos precederão. Se disserem: ‘Ele está no mar’ então os peixes vos precederão. Mas o Reino está dentro de vós e está fora de vós. Se vos reconhecerdes, então sereis reconhecidos e sabereis que sois filhos do Pai Vivo. Mas se não reconhecerdes, então estarei na pobreza, sereis a pobreza”.

4 – Jesus disse: “O homem carregado em anos não hesitará em perguntar a uma criança de sete dias a respeito de onde está a Vida, e ele viverá. Pois muitos que estão em primeiro lugar ficarão em último, e serão um só”.

5 – Jesus disse: “Reconhece o que está visível, e o que é oculto será desvelado”

6 – Seus discípulos o interrogaram dizendo: “Queres que jejuemos? Como devemos orar? Devemos dar esmolas? Que dieta devemos observar?”

Jesus disse: “Não mintais e não façais aquilo que detestais, pois todas as coisas são desveladas aos olhos do céu. Pois não há nada escondido que não se torne manifesto, e nada oculto que não seja desvelado.”

8 – Ele disse: “O homem sábio é como um pescador que joga sua rede no mar, e a recolhe cheia de pequenos peixes; no meio deles, encontra um peixe tão grande e bom, que o pescador sábio escolhe o peixe grande e, sem remorsos, devolve ao mar todos os pequenos peixes. Quem tem ouvidos que ouça”.

13 – Jesus disse a seus discípulos: “Comparai-me com alguém e dizei-me com quem me assemelho.”

Simão Pedro disse-lhe: “Tu és semelhante a um anjo justo.”

Mateus lhe disse: “Tu te assemelhas a um filósofo sábio.”

Tomé lhe disse: “Mestre, minha boca é inteiramente incapaz de dizer com quem te assemelhas.”

Jesus disse: “Não sou teu Mestre. Porque bebeste na fonte borbulhante que fiz brotar, e tornaste-te ébrio. E, ele o tomou, levou-o à parte e disse-lhe três palavras. Quando Tomé retornou a seus companheiros, eles lhe perguntaram: “O que te disse Jesus?”

Tomé respondeu: “Se eu vos disser uma só das coisas que ele me disse, apanhareis pedras e me apedrejareis; e sairá fogo das pedras e vos queimará.”

17 – Jesus disse: “Eu vos darei o que os olhos jamais viram, o que os ouvidos jamais ouviram, o que as mãos jamais tocaram e o que nunca ocorreu à mente e ao coração do homem.”

18 – Os discípulos disseram a Jesus: “Diz-nos como será o nosso fim.”

Jesus disse: “Haveis, então, discernido o princípio, para que estejais procurando o fim? Feliz daquele que se mantiver no princípio, pois que não provará da morte.”

21 – Maria disse a Jesus: “A quem se assemelham teus discípulos?”

Ele disse: “Eles se parecem com crianças que se instalaram num campo que não lhes pertence. Quando os donos do campo vierem, dirão: ‘Entregai nosso campo.’ Elas se despirão diante deles para que eles possam receber o campo de volta e para entregá-lo a eles.

Por isso digo: se o dono da casa souber que virá um ladrão, velará antes que ele chegue e não deixará que ele penetre na casa de seu domínio para levar seus bens. Vós, portanto, permanecei atentos ao mundo; cingi fortemente vossos rins para que os ladrões não consigam encontrar um caminho para chegar a vós, pois a dificuldade que temeis certamente ocorrerá. Deixai que haja dentre vós, um homem prudente. Quando a safra estiver madura, ele virá rapidamente com sua foice em mãos para colhê-la. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”

22 – Jesus viu crianças sendo amamentadas. Ele disse a seus discípulos: “Esses pequeninos que mamam são como aqueles que entram no Reino.”

Eles lhe disseram: Nós também, como crianças, entraremos no Reino?”

Jesus lhes disse: “Quando fizerdes do dois um e quando fizerdes o interior como o exterior, o exterior como o interior, e o de cima como o de baixo, e quando fizerdes do homem e da mulher um só, de forma que o homem não seja mais homem nem a mulher seja menos mulher, e quando dispuserdes olhos no lugar de olhos, mão no lugar da mão, o pé no lugar do pé, e uma imagem no lugar de uma imagem, aí então, entrareis no Reino”.

24 – Seus discípulos disseram-lhe: “Mostra-nos o lugar onde estarás, pois é necessário que te busquemos.”

Respondeu-lhes: “Aquele que tem ouvidos, que ouça! No interior de um homem iluminado há luz e ele ilumina o mundo a sua volta. Se ele não brilha, há trevas.”

25 – Jesus disse: “Ama teu irmão como a tua alma, protege-o como a pupila de teus olhos.”

27 – Jesus disse: “Se não jejuardes com relação ao mundo, não encontrareis o Reino. Se não respeitares o sabbath como sabbath, não vereis o Pai.”

28 – Jesus disse: “Assumi meu lugar no mundo e revelei-me a eles em carne. Encontrei-os todos ébrios e, no meio deles, ninguém encontrei sedento. E minh’alma ficou aflita pelos filhos dos homens, porque estão cegos em seus corações e não vêem que vazios vieram ao mundo; e vazios procuram deixar o mundo. Mas no momento eles estão embriagados. Quando superarem a embriaguez, aí então arrepender-se-ão.”

29 – Jesus disse: “Se a carne veio a existir por causa do espírito, isso é uma maravilha; Mas a maior das maravilhas é se o espírito veio a existir por causa dela. Mas o que me maravilha é como essa grande riqueza fez morada em tal pobreza.”

32 – Jesus disse: “Uma cidade construída e fortificada sobre uma montanha elevada não pode cair, nem pode jamais ser escondida.”

35 – Jesus disse: “Não é possível que alguém entre na casa de um homem forte e tome-a à força, a menos que lhe ate as mãos; então será capaz de saquear sua casa.”

38 – Jesus disse: “Muitas vezes haveis desejado ouvir essas palavras que vos digo, e não tivestes outro de quem ouvi-las. Pois virão dias em que me procurareis e não me encontrareis.”

40 – Jesus disse: “Uma parreira foi plantada sem o Pai, porém, não sendo saudável, ela será arrancada por suas próprias raizes e destruída.”

41 – Jesus disse: “Quem tiver algo em sua mão receberá mais, e quem não tiver nada perderá até mesmo o pouco que tem.”

42 – Jesus disse: “Tornai-vos transeuntes.”

43 – Seus discípulos disseram-lhe: “Quem és tu que dizes tais coisas a nós?”

Jesus disse-lhes: “Não percebeis quem sou eu pelo que vos digo? Mas vos tornastes como os judeus que, com efeito, amam a árvore e odeiam seus frutos ou amam os frutos, mas odeiam a árvore.”

46 – Jesus disse: “Dentre os nascidos de mulher, de Adão a João Batista, não há ninguém que haja sido superior a João, para que seus olhos não fossem danificados. Mas eu digo: Aquele dentre vós que se tornar criança conhecerá o Reino e se tornará superior a João.”

48 – Jesus disse: “Se dois fizerem as pazes em uma mesma casa, eles dirão à montanha: ‘Move-te!’ e ela se moverá.”

53 – Seus discípulos disseram-lhe: “É a circuncisão vantajosa?”

Ele respondeu-lhes: “Se ela fosse vantajosa, vossos pais vos gerariam já circuncidados em vossas mães. Mas a verdadeira circuncisão, no espírito, essa se torna vantajosa em todos os sentidos.”

56 – Jesus disse: “Aquele que absorveu o conhecimento sobre o mundo desvelou a morte (morte espiritual, afastamento de Deus, pecado!), e quem desvelou a morte é superior ao mundo.”

59 – Jesus disse: “Levai em consideração o Vivo enquanto estais vivos, senão, ao morrerdes, tentareis vê-lo e não conseguireis.”

61 – Jesus disse: “Dois repousarão sobre um leito: um morrerá, o outro viverá.”

Salomé disse: “Quem és tu homem, e de quem és filho? Tu que te acomodaste em meu banco e comes de minha mesa?”

Jesus disse-lhe: “Eu sou aquele que existe a partir do indivisível. Recebi das coisas de meu pai.”

Salomé disse: “Eu sou tua discípula.”

Jesus disse-lhe: “Por isso digo que, se alguém pertencer ao indivisível, ele estará pleno de luz, mas, se ele estiver dividido, estará pleno de trevas.”

62 – Jesus disse: “Eu digo meus mistérios aos que são dignos de meus